Histórico da Orquestra de Teutônia

A Orquestra de Teutônia - Rio Grande do Sul foi criada em 1983, logo após a emancipação político-administrativa de Teutônia, contando inicialmente com 13 músicos que se encontravam semanalmente, sob a coordenação do Professor Airton Grave.Tinha como função principal levar a música instrumental para festas comunitárias e outros eventos socioculturais.

Orquestra de Teutônia em 1990

Paralelamente ao trabalho da Orquestra, funcionava gratuitamente, no Centro Cultural 25 de Julho de Teutônia, uma escola de música que visava a formação de novos instrumentistas. Um grande projeto musical foi iniciado em março de 1986, com mais de 50 alunos inscritos para aulas de trompete, trombone, saxofone, clarinete, teclados, violão e bateria. Muitos instrumentos foram adquiridos pelo Centro Cultural e emprestados aos alunos. Após 3 anos de estudos, nasce a Orquestra Mirim de Teutônia, quando a maioria dos alunos tinha seus 12,13 ou 14 anos de idade.

Com o passar dos anos os alunos que mais se destacaram, passaram a integrar a Orquestra, dando vida e energia nova à mesma, que passava a ter em 1991, 24 músicos, e uma média etária de 16 anos. De concerto em concerto o grupo crescia tecnicamente e adquiria mais confiança. O repertório era atraente aos ouvidos da plateia que prestigiava as "Noites Culturais" promovidas pela Orquestra.