O Maestro Astor Jair Dalferth

Natural de Teutônia, o maestro da Orquestra, Astor Jair Dalferth, é músico, compositor e arranjador. É graduado em Música pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Rege a Orquestra desde 1989.

Começou seus estudos em música desde os 9 anos de idade, tocando violão popular. Aos 12, começou a estudar trombone a pisto, e aos 14, passou ao trombone de vara e também às primeiras aulas de piano. Assim, teve também suas primeiras aulas de harmonia e arranjo com o Maestro Gerson Thomaz de Carvalho (Pernambuco). Por vários anos, paralelamente aos seus estudos, foi instrumentista da Banda Municipal de Estrela. Foi coordenador de oficinas de música e maestro de Orquestras nas cidades de Estrela, Teutônia, Garibaldi, Lajeado, Nova Petrópolis e Imigrante, onde atualmente ainda cumpre essa função. Foi Sargento Músico da Aeronáutica, na Base Aérea de Canoas, entre 1986 e 1989. Também regeu vários coros da região do Vale do Taquari. Para desenvolver as funções nomeadas, participou regularmente de cursos, oficinas e painéis da FECORS e de Curitiba.

Como maestro é motivador, disciplinador e inovador. Foi um dos responsáveis diretos pela introdução de coreografias nas Orquestras onde trabalha, pois pelo seu modo de ver: "música popular é movimento. É fazer música para todos os sentidos do ser humano".